ONG Estudantil Planeta Verde

Seja bem-vindo!
Faça parte da ONG Estudantil Planeta Verde.
Seja nosso seguidor e faça seus comentários, os quais
serão sempre recebidos com carinho e respondidos, caso
necessário, o mais rápido possível.
Obrigada!
Equipe ONG Planeta Verde

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Poluição por óleos e gorduras

O que fazer com o óleo de cozinha usado?
Você sabe onde jogar o óleo das frituras usado? mesmo que você não faça muitas frituras, você joga o óleo na pia ou no ralo?

- Você sabia aque apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou que uma pessoa consome em 14 anos de vida?
- Óleos e gorduras são substâncias que não se misturam com a água (insolúveis), podendo ser de origem animal ou vegetal. A diferença entre óleo e gordura está em seu estado físico, gordura sólido e óleo líquido. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até entupimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa.
- Lançado diretamente no solo, quando vai para os lixões, ou vindo com a água dos rios, essa substância se acumula nas margens, impermeabilizando o solo, a água não consegue se infiltrar no solo, agravando assim os problemas com as enchentes.
- Nos rios dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática.
- Além disso, a poluição por óleo encarece o tratamento de água e pode agravar o Efeito Estufa. Como isso ocorre? O contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, componente agressivo na atmosfera.

Como o óleo queimado (usado) pode ser utilizado?
Produzindo sabão em pedra, detergente, massa de vidro, biodiesel e componentes para fertilizantes, etc.
Todos podem contribuir e é muito fácil, depois de usar o óleo, deixe-o esfriar e armazene-o numa garrafa de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e entregue-a em locais identificados com o símbolo da reciclagem e uma garrafa de óleo.

Participe desta campanha em prol do nosso planeta.

Traga seu óleo usado, que iremos transformá-lo em sabão ecologicamente correto.

Entregue seu óleo nas salas dos 50s anos.

A ONG EStudantil Planeta Verde agradece!


Festa Junina/2010
No dia 25 de junho, foi realizada nossa festa junina.
Nesse dia a ONG Planeta Verde participou com a venda do "sabão ecológico", produzido pelos alunos e professores, com o óleo usado arrecado na Escola.
Também vendemos uma gostosa pipoca na festa. O milho e o óleo foram doados pelos alunos. A ONG colaborou com sal e embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.